
O que é ANIMAÇÃO?
O início da animação ou o pré-cinema
O homem sempre teve a necessidade em representar o movimento. Existem vários registros históricos e arqueológicos que atestam essa necessidade. Em 8000 a.C, no período Paleolítico, pinturas rupestres nas grutas de Altamira, na Espanha, demonstravam bisões de 8 patas, uma tentativa clara de representação do movimento.
Existem relatos, que na China, por volta de 1100 a.C, já existia uma teatro de sombras , feitas com figuras recortadas em couro e projetadas em um painel de linho com a ajuda de uma fonte luminosa. Algumas iluminuras e painéis da Idade Média ilustravam situações religiosas e acontecimentos cotidianos através de quadros narrativos.
Alguns físicos e pensadores da Antiguidade e na Renascença também estudaram elementos da ótica e do movimento. No século XI o físico árabe Al-Hazen estudou o tempo da persistência das impressões visuais na retina analisando as alterações de cor provocadas pelo movimento de piões de duas cores.


No século XVII, Isaac Newton fez diversos estudos onde analisava o efeito da persistência retiniana. Ele criou um disco de papelão pintado com todas as cores do arco-iris, que ficou conhecido como disco de Newton. Quando esse disco era girado, as cores se fundiam em nossos olhos e o disco ficava todo branco.
Com a difusão do conhecimento sobre a persistência retiniana, cientistas do mundo todo se debruçaram na criação de experimentos físicos para demonstrarem como o ser humano enxergava o movimento. Esses curiosos instrumentos, que passaram a se chamar brinquedos óticos, ficaram populares pelas mãos de fotógrafos, artistas e mágicos de todo tipo, que viram o potencial que eles podiam ter para o entretenimento. Mais tarde descobriu-se que na verdade o que faz os nossos olhos enxergarem uma imagem continua em um filme não é o fenômeno da persistência retiniana e sim a conjugação desse fenômeno com um intervalo negro entre a projeção de uma imagem e outra, intervalo esse que permite atenuar a imagem persistente que fica retida nos olhos.
O que podemos afirmar com certeza é que estas engenhocas foram responsáveis pela criação mais tarde do maior fenômeno cultural e industrial do século XX, chamado cinema.
Nesta fase de pre-cinema, foram desenvolvidos muitos inventos. Selecionei para o blog os brinquedos óticos mais simples que podem ser construídos com materiais do cotidiano. São eles: o taumatoscópio, o fenaquitoscópio, o zootrópio e o flipbook. Para cada um deles haverá uma postagem com o modo de fazer passo a passo, com textos e fotos. Divirtam-se! Ou melhor: divertir-nos-emos!(ficou feia essa palavra, mas é nosso português castiço...)
Para saber mais:
LIVRO: A grande arte da Luz e da Sombra - arqueologia do cinema de Laurent Manonni, Editora Senac-Unesp, São Paulo - 2006
LIVRO: Arte da Animação - técnica e estética através da história de Alberto Lucena Júnior, Editora Senac, São Paulo - 2005
APOSTILA: Anima Escola do Festival Internacional de Animação Anima Mundi (disponível para download)